Saiba como proteger a sua boca e evitar feridas, infecções e doenças

A boca é uma parte do corpo misteriosa, que abriga cerca de 700 tipos de bactérias que vivem em perfeita harmonia com fungos e outros microorganismos.
Para preservar a saúde dessa região, é importante manter uma boa higienização com o uso diário de fio dental, beber bastante água e também comer maçã, que ajuda a eliminar os detritos na boca, como recomendaram o ginecologista José Bento e o estomatologista Artur Cerri .
Por outro lado, hábitos como fumar – cigarro, charuto ou até mesmo o narguile – e beber álcool, principalmente associados, fazem muito mal para o corpo inteiro, inclusive para a boca já que aumenta em até 30 vezes o risco de câncer nessa região. Além disso, há o risco do HPV, que em 74% dos casos, tem ligação também com a doença.

protege_bocaNo entanto, até mesmo outros hábitos simples, como colocar na boca objetos, como clipes, palitos e tampas de caneta, também podem causar traumas – estima-se, inclusive, que 70% das lesões na boca sejam por esse motivo. E, caso essa ferida não cicatrize depois de 15 dias, ela deve ser investigada por um médico.
Se desaparecer, pode ser apenas uma afta, uma úlcera esbranquiçada na mucosa – no entanto, o médico explicou que, se a pessoa tiver mais de 4 aftas, isso já pode ser sinal de alguma outra doença. Se a ferida for semelhante a uma placa branca, pode ser ainda candidíase, uma infecção causada por um fungo. Em caso de bolhas dentro e fora da boca, principalmente no lábio inferior, pode ser sinal de herpes.